Procon dá orientações sobre consumo consciente; veja!
Written by on 16 de março de 2023
Em alusão ao Dia do Consumidor, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor no Pará (Procon/PA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), promoveu diversas atividades de orientações para a população do bairro do Guamá, em Belém, e comunidades em seu entorno. A ação “Consumo Consciente – Alternativas para um planeta sustentável”, ocorreu na UsiPaz do bairro e contou com a parceria de vários órgãos e empresas.
Na entrada do espaço, os visitantes receberam uma cartilha contendo orientações sobre o papel do Procon que age como órgão fiscalizador em todo o Estado. Durante a programação, o público contou ainda com momentos de conversas e demonstrações de como se tornar um consumidor mais consciente como, por exemplo, práticas que ajudam a reduzir o consumo de energia e água. Além disso, foram realizadas oficinas de reciclagem, negociações de dívidas, inscrições no projeto Tarifa Social de energia elétrica e troca de lâmpadas.
“Essa é uma ação de orientação que está em conformidade com o que o governo tem levantado, que é a questão do meio ambiente e o interesse em sediar a COP 30. Em nossos estandes, as pessoas aprendem a ter um olhar mais cuidadoso com produtos, identificando até mesmo situações em que eles estão impróprios, tudo de forma dinâmica e de fácil compreensão”, contou a diretora do Procon no Pará, Gareza Morais.
Leia também:
Consumidor não abre mão dos ovos de chocolate
ANP interdita revenda de gás, posto e bomba abastecedora
A titular lembra que as ações de fiscalização e serviços oferecidos ao público pelo Procon são constantes em vários pontos. “Neste momento estamos funcionando em quatro endereços: Em nossa sede, localizada na rua Municipalidade, número 1633, no bairro do Umarizal; no Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania; e nas Usinas da Paz da Cabanagem e do Icuí, em Ananindeua. Fora isso, estamos ainda passando por um processo de instalação do sistema nacional, o Pró-consumidor, para atender de melhor forma o consumidor”.
A vendedora Clarissa Silva, 40, aprovou a iniciativa de todos que pensaram e organizaram a programação nessa data especial. “Tem muita coisa que realmente passa despercebida na correria do dia a dia, como olhar uma validade ou até mesmo pegar uma embalagem e ver se ela está em boas condições. Todas as informações que estão sendo repassadas são importantes, porque tendo essa maior clareza podemos fazer valer os direitos”, disse.
O Procon informa que denúncias podem ser feitas no prédio do órgão e nas unidades citadas anteriormente pela diretora do órgão. Além desses locais, o Procon disponibiliza o e-mail proconatend@procon.pa.gov.br, onde o consumidor pode tirar dúvidas ou dar entrada em uma reclamação.