Vídeo: mulher se pendura em van e cobra troco em Belém
Written by on 2 de março de 2023
O transporte coletivo irregular é uma realidade nas ruas da Região Metropolitana de Belém. Muitas vans acabam rodando sem nenhum tipo de regularidade e segurança para os usuários e uma consequência disso são inúmeras situações que os usuários estão expostos, como por exemplo, lidar a índole dos responsáveis pelo veículo e deveria cuidar da qualidade do trabalho.
Conforme mostram imagens de um vídeo que circula nas redes sociais, uma passageira discute com o cobrador de uma van, na Augusto Montenegro. Aparentemente, a briga teria começado por conta de um troco.
Leia mais
PM chamado de “frango” teria motivado agressão na academia
Vídeo: mototaxistas brigam por clientes em Ananindeua
Pelo vídeo, é possível escutar a mulher pedindo pelo troco da passagem, de seis reais, enquanto o cobrador diz que ela não deu dinheiro para ele. Em certo momento, já fora da van, a moça aparece tentando abrir a porta do veículo enquanto ele já está em movimento o que a faz se pendurar no veículo e agarrar a camisa dele.
ASSISTA:
Uma publicação compartilhada por GUERREIROS DO PARÁ (@guerreiros_do_para)
Nos comentários da postagem, muitos internautas reclamaram que a situação é comum na capital.
“Infelizmente fazem o que querem. Não tem fiscalização, a maioria nem respeito tem pelos passageiros. Situação assim, eu mesma já vivi e presenciei”, escreveu uma mulher.
A Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) explicou que o serviço de transporte complementar é um modo de transporte regularizado pela Semob, conforme a Resolução 051/2000, operado por vans e micro-ônibus, como um complemento ao transporte coletivo por ônibus em Belém.
“Agentes de transporte realizam periódica e rotineiramente fiscalização, por meio de rondas ou de pontos fixos de fiscalização, principalmente para monitorar a frequência de viagens e da frota utilizada no serviço, conforme estabelecido em ordens de serviço emitidas pelo órgão.
O órgão também conta com equipe de agentes de trânsito nas ruas, diariamente, fazendo fiscalizações regulares na cidade para coibir infrações e imprudências.
Motoristas de ônibus, vans e carros de passeio que realizarem transporte remunerado de pessoas ou bens sem devida autorização passam a cometer infração gravíssima, caso sejam flagrados, somando 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da remoção do veículo. Caso seja transporte escolar, a multa é multiplicada por cinco, com valor de R$ 1.467,35″, disse em nota.
A Autarquia orienta os usuários a formalizarem denúncias e reclamações, que podem ser feitas nas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook) ou formalizadas à Ouvidoria, nos canais de atendimento: site https://semob.belem.pa.gov.br/, acessando a aba da Ouvidoria, e e-mail ouvidoria.semob@cinbesa.com.br. É preciso identificar nome completo, e-mail, telefone, endereço e a descrição da situação para providências.