Retiro promove ações com música, oração e reflexão
Written by on 20 de fevereiro de 2023
Música, oração e reflexão marcaram o Carnaval para quem escolheu vivenciar o período no 1º Retiro de Carnaval da Basílica Santuário de Nazaré. Aberto ao público de todas as idades e gratuito, o evento contou com três dias de programação, onde os inscritos puderam participar de momentos de adoração, missas, brincadeiras e convivência.
Arquidiocese divulga datas de 17 Círios da Grande Belém
No último dia de retiro, no domingo (19), a Casa de Plácido ficou tomada por devotos que escolheram vivenciar o Carnaval de uma maneira diferente. De acordo com a organização do encontro, promovido pelos Padres Barnabitas, as atividades desenvolvidas desde sexta-feira (17) tinham a intenção de promover uma imersão espiritual em prol de um encontro pessoal com Jesus por meio do carisma Zaccariano.
Espiritualidade
“O objetivo é acolher os membros da Paróquia de Nazaré que querem viver esse momento de oração, adoração, missa durante o Carnaval. É voltado para aquelas pessoas que não saem nesse momento de Carnaval e que preferem viver esse momento de espiritualidade”, explicou o diácono Alberto Salomão.
A preferência por um Carnaval mais ligado à espiritualidade foi justamente o que levou a dona de casa Ruth Moraes, 45 anos, a participar de dois dos três dias de retiro. Ainda emocionada pela chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao local, ela aprovou a possibilidade de fazer uma programação deste tipo na Basílica Santuário.
“Eu sempre participo de retiros no Carnaval de outras paróquias, mas esse da Basílica foi uma surpresa boa para mim. Eu amei a programação e é maravilhoso passar o Carnaval assim”, considera. “Eu prefiro esse tipo de programação, do que festa. Aqui a gente renova o coração da gente”.
Iniciativa
Considerando que, neste ano, completam-se 490 anos da fundação da congregação dos Padres Barnabitas, que administram a Basílica Santuário de Nazaré e organizaram o 1º Retiro da Basílica, a assistente social Nazaré de Fátima, 55 anos, considera que o encontro foi propício para unir as duas celebrações.
“É uma iniciativa muito importante porque a nossa comunidade estava carente de uma atividade dessas nesse período do Carnaval, as que tinham ficavam muito distantes daqui, então é muito importante a gente poder reunir toda a congregação, principalmente neste ano em que os Padres Barnabitas completam 490 anos de fundação”.
A socióloga Violeta Maria, 50 anos, também costuma participar de outras programações no período de Carnaval, como o Renovai-vos, mas ela fez questão de participar do primeiro retiro realizado pela Basílica Santuário. “É um Carnaval que a gente tem com Cristo e Nossa Senhora e que quando a gente sai dele, não fica um vazio, fica sempre uma mensagem no final”.