Dia de festa! UFPA divulga listão dos aprovados no PS 2023

Publicado em 17 de fevereiro de 2023

O fim de semana será de fortes emoções para os jovens e adultos que tentam uma vaga nas universidades públicas paraenses. Na noite de quinta-feira (16), a Universidade Federal do Pará (UFPA) confirmou que solta o listão dos aprovados nesta sexta (17) a partir das 11h. Já a Universidade do Estado do Pará (Uepa) anuncia que é hora de colocar “a vitrola pra tocar” a partir das 9h, de sábado (18).

Matheus Levy, de 22 anos, está tentando uma vaga em Medicina para a UFPA, e também colocou a nota dele no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o campus de Marabá da Uepa, mesmo curso, como garantia.

Veja também:

Vestibular: listão da Uepa vai sair no sábado de Carnaval

PS 2023: UFPA divulga lista dos cursos mais concorridos

“Eu tentei pela primeira vez em 2017, ano do meu convênio, porém sem sucesso. Em 2018 foi meu primeiro ano de cursinho, o qual obtive a aprovação em uma instituição particular. A partir daí, cursei cinco semestres completos de Medicina na universidade particular, até que, em 2021, tive que trancar a graduação por questões financeiras”, relata.

Ano passado ele voltou para o mesmo cursinho e afirma ter se dedicado de forma muito intensa. “Estou bastante confiante com o meu resultado neste ano. Obtive o 4° lugar quando passei na particular e em 18º em outra, também privada. Sem dúvida um dos meus maiores sacrifícios foi estudar mais de seis horas por dia, era desgastante, mas necessário. Bons resultados requerem esforços que atropelam a sua zona de conforto”, admite o estudante.

“Acredito que, se eu passar, eu vou viver a minha aprovação como se fosse uma virada de chave na minha vida, em que finalmente vou poder dizer para minha mãe: você terá um filho médico!”, vibra.

Giovana Melo, de 21, está tentando o mesmo curso, mas na Uepa, pela quinta vez. O foco é tanto que ela nunca quis fazer em outra faculdade. “Já ‘bati na porta’ em outras tentativas, nesse ano é a primeira vez que a expectativa está bem alta para conseguir essa vaga. Fiz cursinhos escolhidos a dedo, que me ajudaram a levar o processo com muita tranquilidade e leveza, o que gera uma sensação de segurança maior”, reconhece.

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


  

A vestibulanda diz que, desde o começo, entendeu que sacrifícios como passar muitas horas dentro do quarto estudando, sair menos no final de semana, precisavam ser feitos. “Mas com a experiência eu também aprendi que a rotina não precisa ser exaustiva, é possível sim conciliar os estudos com momentos de lazer, sabendo equilibrar o tempo de cada um e isso inclusive foi essencial na minha caminhada, nunca consegui ficar isolada no quarto ou em casa”, revela. “Eu não consigo nem imaginar essa sensação de ser aprovada!”, empolga-se.

Aos 19 anos, André Figueiredo está na expectativa de viver o sonho de cursar Direito na UFPA. “É a terceira vez que estou tentando e tenho fé que vai dar tudo certo, estou muito confiante no preparo que tive ao longo do ano”, explica. “Estou tentando manter a calma e não ficar muito ansioso para o dia mais desejado que é o dia de hoje, do listão”, anseia.

João Felipe Castro tenta pela primeira vez o vestibular, e se inscreveu em Engenharia de Produção na Uepa. “Eu enxergo esse como sendo o ano da aprovação, não só para mim, mas como para meus colegas. Confio muito em nossa preparação, tivermos um apoio excelente dos nossos professores”, credita.

A ansiedade está a mil, mas ele garante que só começa a se empolgar mesmo quando vir o nome no listão. “Foram muitos sacrifícios, foi a pior parte, e passa pela cabeça a possibilidade de não passar de primeira, ou só em uma repescagem, ou a de não passar esse ano. Mas sei que se acontecer, será a possibilidade mais indescritível na minha vida de estudante!”, finaliza.


Faixa atual

Título

Artista