Carnaval com cuidado: revise o carro antes da folia
Written by on 15 de fevereiro de 2023
O Carnaval é uma das épocas do ano em que milhares de famílias e grupos de amigos decidem pegar a estrada para curtir a folia em outros municípios. Em 2023, essas regiões prometem concentrar um número maior de brincantes se comparado ao mesmo período de 2022, quando festas carnavalescas precisaram ser suspensas por causa da pandemia da Covid-19.
Diante da expectativa para se aproveitar o Carnaval, em algumas oficinas foi notado aumento na procura por revisões, para evitar dores de cabeça na estrada. “Já sentimos uma leve alta, sendo que os próximos dias serão ainda mais decisivos para o aumento no fluxo de veículos, principalmente de condutores que viajarão junto com a família”, afirmou Fábio Pontes, supervisor de compras e varejo da RR Pneus.
Para que não haja problemas durante o percurso, os motoristas precisam ter atenção aos cuidados com a manutenção do veículo. Afinal, os trajetos podem ser longos, demorados e, mesmo em uma viagem para perto, ou até mesmo um “bate e volta”, caso o automóvel não esteja em condições ideais, o motorista pode ficar sujeito a problemas sérios pelo meio do caminho.
Leia também:
Mosqueiro contará com reforço na frota de ônibus no Carnaval
Governo divulga ponto facultativo no feriado de Carnaval
Segundo Fábio Pontes, em primeiro lugar deve-se escolher uma oficina de confiança para realizar o serviço de revisão no veículo, pois as peças que serão conferidas e mudadas são vitais para o desempenho e funcionamento do automóvel nas estradas. Estabelecimento duvidoso e que oferece serviço de manutenção de carros pode ser uma escolha arriscada.
“Vale ressaltar que a revisão é um serviço que não deve ser feito com um ou dois dias da data da viagem. O ideal é que esse procedimento seja feito com, pelo menos, uma semana de antecedência. O carro é uma máquina e por mais que você tenha solicitado uma revisão, imprevistos podem acontecer. Nesse caso, o tempo também é um aliado”, alertou Pontes.
REVISÃO
Dessa forma, a revisão, seja ela preventiva ou corretiva, garante que todos os sistemas estejam em pleno funcionamento conforme o esperado, o que gera segurança não só para o motorista, mas para todos que estão dividindo a estrada no próximo final de semana e também no feriado de Carnaval. Outro detalhe é que pneus, faróis e limpadores de para-brisa também são itens que merecem atenção.
SERVIÇO
Checagem
Mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica, é importante ter atenção na lista de itens indicada pelo supervisor RR Pneus, Fábio Pontes, de pontos que precisam ser analisados antes de colocar as malas no carro. Confira:
– Pneus: verificar o nível de desgaste observando a profundidade dos sulcos. Se eles já estiverem baixos, sinal de que precisa de pneus novos;
– Suspensão: o sistema é importante para dar estabilidade ao carro e segurança aos passageiros;
– Freios: o nível do fluido e possíveis vazamentos devem ser analisados. Precisa de atenção, também, para quaisquer sinais de desgaste na pastilha;
– Óleo do motor: lembre-se de conferir se o nível está dentro do que é recomendado pelo fabricante;
– Lanternas: precisam estar em pleno funcionamento, como as setas, luz de freios, de ré, farol alto e baixo, pisca-alerta, entre outros;
– Alinhamento e balanceamento: para evitar que o volante puxe para um lado, trepidações excessivas e desgaste desigual dos pneus;
– Rodas: precisam ser checadas, principalmente se apresentarem amassados;
– Água do radiador: evita que o carro aqueça fora do normal;
– Correias dentadas: o rompimento da correia pode danificar o motor;
– Limpador de para-brisa: importante para garantir que o motorista continue com uma boa visibilidade da pista.
Multa e pontos
– De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos artigos 104 e 230, ao conduzir o automóvel em mau estado de conservação ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, o condutor está sujeito a multa grave e cinco pontos na Carteira de Habilitação.
Outro fator previsto no CTB é a retenção veículo como medida administrativa, já que o mesmo não apresentou condições de trafegabilidade como estipula a lei. Essa regra vale para todos os tipos de automóveis, independentemente do modelo e ano de fabricação