Professores paraenses lançam material didático para OBMEP

Publicado em 23 de janeiro de 2023

Todos os anos, estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental das redes estadual e municipais do Pará participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição nacional contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Muitos profissionais de sucesso nas mais diversas áreas de atuação profissional foram medalhistas das olimpíadas de matemática, e reconhecem a importância que a competição teve em suas carreiras. Foi pensando em possibilitar que um número cada vez mais de estudantes tenham acesso a uma preparação de qualidade, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, que os professores paraenses Wagner Lucas, Rondinelli Loureiro e Fernando Colares lançaram um material didático para a OBMEP.

LEIA TAMBÉM:

Seduc inicia período de confirmação de matrículas hoje (23)

Preço alto de material escolar assusta consumidores

Segundo os autores da obra “Por dentro das questões olímpicas de matemática”, há uma enorme carência no que diz respeito aos materiais específicos voltados para a prepação com vistas às olimpíadas de matemática. Alguns professores da disciplina, inclusive, acabam optando por não trabalhar com problemas olímpicos justamente devido à dificuldade para encontrar os materiais adequados.

Além disso, o professor Wagner Lucas destaca alguns dos pontos que tornam esse material didático ainda mais relevante no ensino de matemática, seja para a participação na OBMEP ou mesmo na preparação para concursos, vestibulares e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A obra tem uma relevância em dois contextos. O primeiro diz respeito ao fato dela vir catalogando as questões de grau de dificuldade do fácil até chegar ao nível difícil. O que atende a um grande problema quando o aluno precisa se preparar para esse nível de competição, que é ter um material que tenha essa preocupação de apresentar as questões de modo a que o estudante possa ir ganhando confiança e experiência a medida que o grau de dificuldade vai aumentando”, explica o professor.

“O segundo contexto está relacionado ao arcabouço de questões que nós estamos trazendo não só aqui do Brasil, mas também das olimpíadas de matémática de outros países que já têm tradição na competição, como Espanha e o Peru, por exemplo. Existe ainda um terceiro ponto que é o fato de que ele também se relaciona tanto com provas de escolas militares quando com o próprio Enem, que tem a mesma equipe de elaboração da Obmep”. ressalta.

PREPARAÇÃO E TREINAMENTO

Como em qualquer competição esportiva, a preparação dos atletas é uma das mais etapas determinantes para que bons resultados sejam alcançados. Ou seja, ter o dom para esta ou aquela modalidade não basta. O mesmo ocorre com o atleta de matemática, que precisa treinar e se aprimorar, uma vez que a preparação mental exige diversas habilidades, entre as quais estão as emocionais.

“Quando se estuda para uma olimpíada de matemática é como se a pessoa estivesse treinando para participar de uma competição esportiva. Todo mundo coloca seu filho na natação, no judô, no basquete não para ele ser medalhista olímpico, mas pelo benefício que o esporte proporcionará para a criança. E isso que nós estamos propondo nesse livro, que o aluno tenha contato com uma matemática que ele possa exercer a sua criatividade e melhorar os seus conhecimentos em matemática e é claro, quem sabe, ser um medalhista olímpico e despontar como um talento matemático do estado do Pará, como já temos vários”, observa Wagner Lucas.

LANÇAMENTO

O lançamento do material didático “Por dentro das questões olímpicas de matemática” ocorreu na última terça-feira (17), no colégio CESEP em Belém. A obra tem o objetivo de ser o material de preparação mais completo para o nível 1 da OBMEP, mas também visa auxiliar os professores de matemática e iniciantes dos demais níveis da competição.

O conteúdo apresenta técnicas e métodos selecionados de trabalhos científicos que buscam oferecer um leque de opções com linguagem acessível ao nível de ensino do 6º e 7ª ano do ensino fundamental, devidamente adequada à maturidade matemática do aluno desta etapa da formação escolar.

   










|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


  

Os autores tem como interesse fundamental difundir a cultura olímpica para alunos e professores de escolas públicas e particulares para que eles possam desfrutar da felicidade de solucionar problemas matemáticos mais desafiadores.

O material didático, que contém todas as questões resolvidas já lançadas do Olimpíada Brasileira de Matemática no nível 1, pode ser adquiridos por meio da plataforma de vendas online Mercado Livre.












|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00