O ano de Anitta: hits, prêmios e projeção internacional
Written by on 25 de dezembro de 2022
Não há menor dúvida de que a maior artista brasileira em 2022 foi Anitta. Além dos recordes de reproduções no Spotify, principal plataforma de streaming musical do planeta, a cantora ainda conquistou diversas premiações internacionais ao longo do ano.
Graças ao single “Envolver”, que foi lançado ainda em novembro de 2021, Anitta se tormoi a artista brasileira mais ouvida no mundo. O que a tornou a figura mais representativa da música brasileira no cenário internacional.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: RBD em Belém? Relembre a vinda da banda pop mexicana
Os clássicos de Natal que criam o clima de festa e emocionam
Quatro meses após seu lançamento, a versão cantada em espanhol de “Envolver” atingiu o topo da parada global do Spotify – algo inédito para uma brasileira. Além disso, a sensual coreografia batizada de “el paso de Anitta” viralizou mundialmente no TikTok.
“Nunca vi o Brasil unido por uma coisa, parecia Copa do Mundo”, disse Anitta, logo após a canção ter registrado 6,3 milhões de reproduções na plataforma. Número que, em novembro de 2022, já havia ultrapassado os 450 milhões de streams.
Naquela mesma semana, Anitta foi uma das atrações principais do festival Lollapalooza Brasil, ao lado da americana Miley Cyrus, com quem cantou “Boys Don’t Cry”, clássico da banda britânica The Cure.
NOVO ÁLBUM E APRESENTAÇÃO NO COACHELLA
O lançamento do álbum “Versions Of Me” também foi outro marco importante no ano de Anitta, principalmente no que diz respeito à projeção internacional da artista no mercado da música pop internacional. Por esse motivo, foi planejado para coincidir com o outro feito inédito conquistado pela cantora.
Anitta foi a primeira artista brasileira a se apresentar no palco principal do Coachella – um dos maiores festivais de música do mundo. Se apropriando das cores verde e amarelo e fazendo referências à cultura do funk e da favela, ela atraiu todas as atenções da mídia.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
ESTÁTUA DE CERA E LIVRO DOS RECORDES
Em junho, foi a vez de Anitta se tornar a mais nova brasileira a ter uma estátua de cera exposta no famoso museu Madame Tussauds, em Nova York. “Como a primeira estrela do pop global a vir do Brasil, e primeira artista solo brasileira a se apresentar no palco principal do Coachella, Anitta se adequa perfeitamente à honra de receber uma estátua de cera”, afirmou o Madame Tussauds, em uma nota de imprensa.
“Eu me sinto importante, me sinto realmente fazendo história. A gente só tem cinco brasileiros nesse museu. O Pelé, Neymar, Gisele Budchen, Adriana Lima e Alessandra Ambrosio. As três super top models brasileiras. Eu sou a primeira cantora. A primeira pessoa da música do Brasil a estar aqui e para mim isso aqui representa muito, de verdade”, comemorou Anitta, na ocasião.
Em julho, ela entrou para o livro de recordes mundiais do Guinness como a “primeira artista latina solo a alcançar o primeiro lugar no Spotify”, em virtude do volume de reproduções de “Envobver” na plataforma.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
PRÊMIO INÉDITO NO VMA
Já em agosto, Anitta assegurou mais um feito inédita para o Brasil. Ela se tornou a primeira brasileira a vencer um prêmio individual no MTV Video Music Awards (VMA) – uma das mais importantes premiações musicais do mundo.
A apresentação de Anitta de “Envolver”, que foi eleita a terceira melhor da noite pela Bilboard, transformou o palco do VMA em um baile funk ao som de sucessos como “Bola Rebola”, “Movimento da Sanfoninha” e “Vai Malandra”.
Em inglês, a cantora questionou o público da premiação: “VMAs! Did you think I wasn’t going to shake my ass tonight?”, traduzindo sua mais célebre frase: “Vocês acharam que eu não ia rebolar a minha bunda hoje?”.
E as conquistas não ficaram por aí. Em novembro, Anitta também ganhou na mesma categoria no MTV Europe Music Awards (EMA), versão europeia do VMA.
INDICAÇÃO AO GRAMMY
Para fechar o ano com chave de ouro, Anitta comprovou de uma vez por todas que sua projeção internacional estava consolidada. A artista foi indicada para a categoria “Best New Artist” (artista revelação, em ingês) no Grammy 2023, cuja cerimônia de entrega será no dia 5 de fevereiro.
Anitta está concorrendo com Omar Apollo, Domi &JD Beck, Muni Long, Samara Joy, Latto, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle, Wet Leg e a banda de rock italiana Maneskin.