Comunidades no Pará recebem investimentos; saiba mais!

Written by on 22 de dezembro de 2022

A Brasil BioFuels (BBF), maior produtora de óleo de palma da América Latina, consolidou seu segundo ano de atuação no estado do Pará com mais de 5 mil empregos diretos gerados no estado, com o cultivo sustentável da palma de óleo em mais de 60 mil hectares e atuação junto as comunidades dos municípios do Vale do Acará para construção de pontes, manutenção de estradas vicinais, ampliação da cobertura 4G, entre outras ações.

Dentre os destaques da atuação da BBF neste ano de 2022 está a geração de empregos. Dos mais de 6 mil colaboradores diretos que a empresa possui atualmente, mais de 5 mil são em postos de trabalho no estado do Pará. Com as oportunidades de empregos e o desenvolvimento socioeconômico da região, somam-se aí mais de 18 mil empregos indiretos gerados pela companhia.

A chegada da empresa possibilitou diversas melhorias para as comunidades que residem no entorno de suas operações, nos municípios do Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tomé-Açu e Abaetetuba. Entre os destaques das benfeitorias em infraestrutura e serviços, estão as construções de 9 pontes, a manutenção de mais de 650 quilômetros de estradas vicinais, construção de poços artesianos e estruturas de caixas d´água para as comunidades. 

Na Comunidade Santa Bárbara, no Acará, por exemplo, 23,8 km de estradas foram restaurados. Já em Nazaré do Alto, o mesmo aconteceu com 49,7 km de estradas restauradas. Na comunidade Nova Vida, o município de Concórdia do Pará, recebeu uma ponte com 7 metros de comprimento, beneficiando 800 pessoas. Na comunidade Paroá, localizada no município de Tome-Açu, outra ponte – essa com 16 metros de comprimento por 5 de largura – foi construída, beneficiando 1.200 pessoas. Já na Vila do Jupuuba, ainda no Acará, uma ponte, também com 16 metros de comprimento por 5 de largura, foi entregue, beneficiando 1.000 pessoas. Somente no ramal Mário Fernandes (PA 252, KM 34), onze comunidades locais foram atendidas com a recuperação de ramais. Ainda no Acará, comunidades como Vila Vera Cruz, Vila Roma, Nazaré do baixo, Nazaré do alto e Vila Santa Bárbara, entre outras, também foram beneficiadas com as ações da parceria entre a BBF e a Prefeitura Municipal do Acará. 

Ao todo, as obras beneficiaram cerca de 15 mil moradores dos municípios do Vale do Acará, que durante décadas ficavam praticamente isolados, com as estradas intransitáveis pelas chuvas do inverno amazônico. A BBF também ofereceu cursos profissionalizantes, palestras de preservação ambiental em escolas públicas, assistência técnica de fitossanidade aos agricultores da região, entre outros.

A BBF incentiva mais de 400 famílias nas comunidades dos municípios de Tomé-Açu e Acará, por meio do Programa de Agricultura Familiar, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Companhia fornece às famílias parceiras mudas, permuta para compra de fertilizantes com preços acessíveis, assistência técnica com especialistas no cultivo de dendê, auxílio para crédito bancário, estímulos à melhoria contínua e garantia de compra dos frutos a preços competitivos do mercado – até novembro de 2022, foram mais de 30 mil toneladas de frutos comprados pela BBF dos pequenos agricultores.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00