Com homenagem emocionante, Galvão Bueno chora em despedida
Written by on 18 de dezembro de 2022
Dono de uma trajetória nunca antes vista na história do futebol brasileiro, Galvão Bueno deu voz a centenas de partidas, tanto deste esporte como de outros tipos de modalidades, indo de corridas de Fórmula 1 a lutas de UFC, até esportes aquáticos nas Olimpíadas. Em 2022, o veterano narrador dará adeus às transmissões de Copa do Mundo.
E foi neste domingo (18) a sua derradeira narração, com um jogo digno deste momento sublime na história da TV brasileira: França e Argentina jogaram com raça e deram tudo de si em 120 minutos de partida e seis gols marcados, três para cada lado. A decisão do título mundial foi para os pênaltis e os “hermanos” se deram melhor, erguendo a taça e conquistando o tricampeonato.
Veja também:
Messi baila! Argentina bate a França e é tricampeã do mundo
A carreira de Galvão Bueno vai acabar hoje mesmo? Veja aqui!
Mas a despedida de Galvão Bueno marcou os telespectadores que acompanhavam a transmissão na TV Globo. Após mais de cinco horas ininterruptas no ar, o narrador deu sua última palavra na Copa do Qatar, após sua 10ª e última final do torneio, depois de 13 Copas do Mundo em que atuou na narração.
Antes disso, não podia faltar alguns vídeos preparados pela emissora e colegas de trabalho para homenagear a trajetória ilustre de 42 anos de TV Globo e muitos momentos icônicos de Galvão Bueno, os quais foram relembrados tanto no começo da transmissão, quanto no final.
Em um deles, pessoas de todas as partes do Brasil, inclusive Belém, vestidos como o profissional ou mesmo imitando seus bordões, deixaram mensagens de carinho e apoio. Veja!
Obrigada, Galvão. #GloboNaCopa pic.twitter.com/NTiJuNjz2i
— TV Globo ? (@tvglobo) December 18, 2022
A emoção tomou conta do narrador e de seus companheiros de transmissão. Júnior apoiou o colega quando lhe faltavam palavras, enquanto Ana Thaís Matos, a qual neste ano fez a sua estreia em Copas do Mundo, justo ao lado de Galvão Bueno, não se conteve e deixou as lágrimas escorrerem pelo rosto ao vivo.
O profissional agradeceu o carinho recebido pela equipe que o acompanhou no Catar, a equipe esportiva da Globo que atuou no Brasil e em outras partes do mundo, os telespectadores, seus atuais e antigos parceiros de transmissão, além da própria família.
Como última mensagem, ele ressaltou que permanecerá na TV Globo até 2024, após ter o contrato renovado, mas não estará atuando na próxima Copa do Mundo, prevista para 2026, a qual será sediada nos Estados Unidos, México e Canadá. Confira!
Tamo juntos pela #GloboNaCopa! ✨ pic.twitter.com/f8IrTNmEPI
— TV Globo ? (@tvglobo) December 18, 2022
Galvão encerrou seu depoimento visivelmente abalado e reforçou a ideia de que o povo brasileiro é um só, pregando a união após um ano de muitos conflitos ideológicos no país. “Tem uma coisa que me encantou neste trabalho. Eu pude fazer uma campanha em que eu dizia que esta camisa da Seleção Brasileira é de todos nós. Ela é minha, ela é sua, ela é de todos nós. E quantas vezes eu disse aqui: ‘Somos um só país. Somos todos brasileiros'”, desabafou.
A transmissão teve fim e já deixou os fãs do esporte com saudades de uma Copa do Mundo que foi marcada por inúmeros fatores, como as polêmicas em torno da cultura e leis do Catar, o qual foi o primeiro país árabe no Oriente Médio a sediar o torneio; as eliminações de grandes seleções; a despedida definitiva de diversos craques; as zebras, com direito a uma apresentação histórica de Marrocos; eliminatórias surpreendentes, com muitas disputas definidas nos pênaltis, inclusive a final; e o fim do bordão “Bem, amigos da Rede Globo” e outras frases icônicas, com o encerramento da carreira de Galvão Bueno.