Mostra Amazônia Multitelas exibe filme na beira do Rio Guamá

Written by on 1 de dezembro de 2022

Já imaginou combinar cinema, jambu, pôr-do-sol e o vento gostoso vindo do Rio Guamá? É isso que o Circuito Jambu Multicultural vai fazer na sua última atividade do ano.

A Mostra Amazônia Multitelas vai transformar o estacionamento do complexo Cultural Vadião, no Campus Guamá da UFPA, numa grande sala de cinema ao ar livre com programação gratuita. Entre os filmes, está o vencedor de 28 prêmios “Pureza”, estrelado pela paraense Dira Paes. A programação ocorre nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a partir das 17h, na orla do campus da UFPA em Belém.

Veja também:

Paraenses lançam websérie de ação “Guerreiro” no YouTube

Gaby Amarantos é assassina em longa que chega aos cinemas

“A Mostra vem para fechar nosso ciclo de atividades deste ano. Realizamos diversas coisas desde o mês de agosto e agora encerramos com o cinema. Com o Circuito nós sempre queremos mostrar pras pessoas que tem muita coisa boa sendo produzida aqui. Ele é como uma vitrine, e agora será uma vitrine para nossa produção audiovisual”, afirma a professora Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural.

A programação terá música, videoclipes de artistas paraenses, curtas-metragem produzidos por diretores locais, além de um média e um longa-metragem. Os curtas exibidos serão “Carimbó: Raiz da Vida”, de Priscila Duque, e “Manas Kill”, de E. Shinora. Os dois curtas são dirigidos por jornalistas formados na Faculdade de Comunicação da UFPA.

A produtora cultural e diretora Zienhe Castro, coordenadora do Festival Amazônia FiDoc, um dos parceiros do Circuito, assina duas das produções que serão exibidas, “”Promessa em Azul e Branco”, de 2012, e o recém-lançado, “Praiano”, de 2022. Para fechar a noite, será exibido o longa-metragem “Pureza”, dirigido por Renato Barbieri.

A curadoria dos filmes foi realizada pela equipe do Circuito em parceria com a diretora Zienhe Castro. Os produtos selecionados têm o objetivo de apresentar ao público produções locais ou que retratam realidades vividas na Amazônia. “Nosso objetivo é mostrar que a produção audiovisual na Amazônia é tão encantadora quanto a de qualquer outro lugar. E mais ainda, quem melhor para falar sobre Amazônia do que um amazônida? Alguém que vive essa realidade?”, afirma Regina.

eVENTO

Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, como o de Melhor Filme júri popular Mercosul no FAM 2020 e o Grande Prêmio do Público no Rencontres du Cinema Sud-Américain na França, entre outros, “Pureza” tem roteiro de Renato Barbieri com Marcus Ligocki, e direção de Renato Barbieri.

Na trama, Pureza (Dira Paes) é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz.

Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé inabalável e a esperança de encontrar o filho.

CIRCUITO JAMBU MULTICULTURAL

O Circuito Jambu Multicultural é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Profa. Dra. Regina Lima, docente da Faculdade de Comunicação. Ele tem como objetivo ampliar a visibilidade do trabalho de fazedores e fazedoras de cultura da região amazônica, garantindo a permanente presença de produções periféricas e de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, LGBTI+, Pessoas com Deficiência, entre outros recortes que historicamente não costumavam ser incluídos em circuitos culturais, diminuindo sua visibilidade.

O projeto realizou uma série de atividades, aqui intituladas multiculturais, nas diversas modalidades artísticas e culturais, sempre com foco na produção cultural da Amazônia. O Circuito Jambu Multicultural é um dos desdobramentos do projeto de extensão Jambu Festival: Conexões Periferia, realizado entre 2019 e 2021.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, do Partido dos Trabalhadores. O CJM tem apoio da Faculdade de Comunicação, do Instituto de Letras e Comunicação, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA. Tem como parceiros o Festival AmazôniaFIDOC, o Na Figueredo, a ADUFPA e a ONG Olivia.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Amor Sem Fim

22:00 24:00

AO VIVO!

Amor Sem Fim

22:00 24:00