Em um ano, Pará diminui registros de feminicídio em 26%
Written by on 29 de novembro de 2022
Nesta terça-feira (29), durante o I Seminário de Enfrentamento à Violência de Gênero na Amazônia, promovido pela Polícia Civil do Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou os dados mais recentes a respeito dos casos de feminicídio registrados no Estado.
O balanço indica que o Pará anotou uma queda de 26,31% no número de registros de feminicídio durante o período de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período no ano de 2021.
Veja também:
Alepa aprova reajuste no ICMS; cesta básica não será afetada
Detran inicia mutirão de exames na Grande Belém
Trazendo para números totais, em 2022 foram registrados 42 casos até outubro, perante 57 ocorrências no mesmo período do ano anterior.
Para a Segup, a diminuição se deve a uma política forte de combate à violência contra a mulher. Hoje em dia, o Pará conta com 21 Unidades Especializadas de Atendimento à Mulher, sendo 20 delegacias, das quais 17 estão implantadas no interior e três na Região Metropolitana de Belém, além da Sala Lilás, localizada no município de Marituba.
Outro ponto importante neste trabalho intensivo é a disponibilização de diversos meios para atendimento e comunicação de denúncias às autoridades. Atualmente, entre os canais disponíveis, estão a delegacia virtual, o 190 do Ciop, o Disque-Denúncia 181 e até mesmo o WhatsApp da Iara (91) 98115-9181, além do formulário e chatbot presentes no site da Segup.
AÇÕES PRIORITÁRIAS
A Diretora Executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, foi uma das convidadas do Seminário. Na ocasião, ela apresentou dados que mostram que os números de casos de violências doméstica, sexual e feminicídios ainda estão acima da média nacional em vários estados que compõem a Região Amazônica, mas destacou que este não é o caso especificamente do Pará.
“Estou muito feliz de estar aqui. Esta é uma iniciativa importantíssima. Todas as sociedades hoje vivem a desigualdade de gênero e sofrem com a violência contra a mulher. A forma como cada governo vai enfrentar esse desafio é muito diferente, e depende necessariamente de uma priorização política. Então, ver a Secretaria de Segurança e a Polícia Civil do Pará colocando este como um tema prioritário é um sinal de que, nos próximos quatro anos, este é um tema que vai continuar sendo priorizado.”
SEMINÁRIO
O I Seminário de Enfrentamento à Violência de Gênero na Amazônia ocorreu nesta terça-feira (29) na Delegacia-Geral da Polícia Civil, no bairro de Nazaré, em Belém. Reunindo representantes de órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e a sociedade acadêmica paraense, o evento contou com o apoio da Segup e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará.
O Seminário teve como objetivo promover a discussão de temáticas voltadas ao enfrentamento à violência de gênero, promovendo conhecimentos necessários e buscando a promoção do respeito à igualdade de gênero e sensibilização para a causa.
O evento visou, ainda, o aumento da capacidade técnica dos agentes de segurança pública e defesa social no tocante ao enfrentamento da violência de gênero no Pará.