Bruce Lee pode ter morrido por beber água demais; entenda

Written by on 21 de novembro de 2022

Em julho de 1973, morria Bruce Lee aos 32 anos deixando milhares de fãs da filmografia de artes maciais órfãos, com a morte do protagonista de ‘O Voo do Dragão’ (1972) surgia um dos maiores mistérios de Hollywood.

Na época, a necrópsia apontou que a causa da morte do astro dos cinemas seria um edema cerebral (acúmulo excessivo de líquido no cérebro); mas a causa do problema não está clara até hoje.

Outra teoria da causa da morte de Lee é que ele teria sido assassinado pela máfia chinesa. Outra hipótese famosa é a de que Bruce teria falecido em decorrência do “toque da morte”, um movimento das artes marciais que supostamente leva alguém a óbito muito tempo depois da vítima levar o golpe.

Look de Deborah Secco na estreia do SporTV divide opiniões

Cientistas no entanto estão propondo uma nova explicação para a partida de Bruce e ela é quase tão inusitada quanto as teses que circulam pela internet.

De acordo com um estudo conduzido pelo grupo acadêmico da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, publicado no Clinical Kidney Journal, existe uma hipótese de que Lee tenha falecido por beber água demais, sobrecarregando os rins dele.

Hulk curte passeio e se declara à sobrinha da ex-mulher

“Propomos agora, com base em uma análise de informações disponíveis ao público, que a causa da morte foi edema cerebral devido à hiponatremia”, declararam os pesquisadores. “Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee.” 

Segundo os especialistas, o artista tinha “vários fatores de risco” para a hiponatremia, como “alta ingestão crônica de líquidos, fatores que aumentam agudamente a sede (maconha) e fatores que diminuem a capacidade dos rins de excretar água, promovendo a secreção do hormônio antidiurético ou interferindo nos mecanismos de excreção de água nos túbulos renais”.

Dentre outros possíveis vilões, estão medicamentos prescritos (diuréticos, anti-inflamatórios não esteroides, opioides, antiepilépticos), bebidas alcoólicas, história pregressa de lesão renal aguda e exercícios.

Brasileira promete ‘suruba’ em vitórias dos EUA na Copa 

A conclusão da causa da morte do astro reúne um combo de consumo de drogas e medicamentos, a alimentação rica em proteínas, a alta ingestão de água e a rotina de exercícios poderiam ter gerado um desequilíbrio nas funções do organismo de Lee. Essa dinâmica é chamada de homeostase dos líquidos corporais.

“Ironicamente, Lee tornou famosa a citação ‘seja água, meu amigo’; mas o excesso de água parece tê-lo matado”, concluíram os pesquisadores.

Bruce Lee é considerado o maior ícone das ates marciais no cinema. Sua filmografia inclui títulos como ‘A Fúria do Dragão’ (1972), ‘Operação Dragão’ (1973) e ‘O Dragão Chinês’ (1971).


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00