Documentários destacam Mestres da Cultura Popular de Marabá

Written by on 20 de novembro de 2022

José tinha oito anos de idade quando brincou de boi pela primeira vez. As memórias daquela única experiência não só o acompanharam por toda a vida, como também o conduziram para o que se tornou a missão dele: “Eu lembrava as melodias, as façanhas que tem o boi, o drama do boi em si, e aí fica na cabeça da gente, principalmente criança fica a marca. Eu fiquei com esse negócio até os 40 anos, até que eu encontrei uns parceiros no meu aniversário, eles comentando, bora fazer um boi? Vamos”.

A história de José e de mais quatro Mestres de Cultura Popular de Marabá são tema da série de documentários “Entre Rios e Memórias- A Cultura Popular de Marabá”, que acontecerá neste domingo, 27, às 18h, no cine Marrocos, em Marabá. 

O projeto nasce deste desejo de salvaguardar a memória e história de cinco Mestres e Mestra da Cultura popular de Marabá. São eles: Zé do Boi (Boi Bumbá), Dona Zefinha (Benzedeira), Seu Chengo (Pescador), Seu Sérgio (Artesão Naval) e Seu Manoel (Divino Espírito Santo).    

Idealizado pela Produtora Cultural Clara Morbach e pelo Artista Visual e Designer Livando Malcher, o projeto, contemplado com a nota máxima pelo edital de Arte e Cultura da Fundação Cultural de Pará, registrou, por meio de cinco curta metragens, a oralidade e saberes destes mestres considerados patrimônio imaterial do Sudeste do Estado. 

“O projeto nasceu de um interesse antigo meu de registrar a memória de Mestres e Mestras detentores de saberes tradicionais e da cultura popular daqui de Marabá. Uma relação que eu já venho construindo há alguns anos, principalmente no bairro do Cabelo Seco, e essa relação foi se aprofundando e desse desejo antigo surgiu a oportunidade de materializar o projeto por meio do Edital de Arte e Cultura do FCP junto da parceria do Livando Malcher do Estúdio Ingá”, conta Clara Morbach.

Ainda de acordo com a Produtora Cultural, a escolha da linguagem audiovisual se mostrou um meio interessante de compartilhar a memória dos Mestres com o maior número de pessoas. “A gente imaginou que o audiovisual seria uma forma de manter e expandir a transmissão destes saberes, de dar a oportunidade de se contar estas histórias para que elas alcancem a juventude, para que a juventude saiba a história do seu lugar e território, e quem são aqueles que guardam a nossa identidade. É uma forma de reconhecer a importância destas pessoas, destes Mestres”, resume. 

Lançamento Presencial e Virtual 

A Mostra “Entre Rios e Memórias- A Cultura Popular de Marabá” acontecerá no próximo domingo, dia 27, às 18h, no Cine Marrocos. Além da exibição dos cinco curtas metragens que integram o projeto, o evento conta também com a apresentação do Boi Bumbá Flor do Campo e com o lançamento do site do projeto, onde todos os documentários serão disponibilizados gratuitamente. 

Serviço

Mostra  “Entre Rios e Memórias- A Cultura Popular de Marabá”.

Dia: Domingo, 27.

Hora: 18h.

Local: Cine Marrocos (Travessa Lauro Sodré, 228, Velha Marabá)

Entrada Franca.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00