Série Dr. Responde retorna nessa quinta-feira com novidades

Written by on 1 de novembro de 2022

Nesta quinta-feira (03), estará de volta um dos projetos de maior sucesso do Diário do Pará. A série “Dr. Responde”, que trará mais cinco fascículos com reportagens especiais sobre saúde e bem-estar. Nesta edição serão abordadas as doenças autoimunes, que provocam problemas no funcionamento do sistema imunológico e que, por sua vez, faz com que o organismo afete os próprios tecidos. O leitor irá compreender melhor quais são as enfermidades desse tipo mais comuns, como elas se manifestam, como diagnosticá-las, além de saber como iniciar o tratamento e as orientações e esclarecimentos de médicos especialistas.

O Editor da Série Dr. Responde, Luiz Octavio Lucas, conta sobre o processo de criação da série. “Em média, serão 5 temas em cada fascículo. Os cadernos terão 24 páginas e os assuntos serão abordados de forma didática para que todos possam compreender o conteúdo apresentado”, explica.

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


  

Ele também conta sobre a novidade nesta edição. “Uma novidade para esta edição é a interatividade com o leitor, através do QR Code e o caça palavras com palavras relacionadas com o tema abordado. O Dr. Responde é uma forma de tornar o jornal menos factual e mais educativo. A gente oferece o caderno de saúde por temporadas, duas vezes ao ano. A gente sempre escolhe temas de interesse comum da população e que podem servir como base e de prevenção, por isso foi pensado para essa edição as doenças autoimunes. É um serviço que o jornal presta, sendo um diferencial que não tem em outros jornais ”, ressalta o Editor.

A repórter Cintia Magno já escreve a série há algumas temporadas e, conta um pouco dos desafios para escrever essa temporada. “Essa série vai falar sobre doenças autoimunes, que muitas vezes são doenças pouco conhecidas. O intuito é trazer essa relação com as diferenças dessas doenças que não são tão divulgadas para que os leitores possam conhecer. A gente tem buscado especialistas, para essa difusão do conhecimento para uma linguagem acessível e sem entrar em termos muito técnicos, é uma forma do leitor ou paciente estar ciente das causas e maneiras de prevenção. Esse tema nunca foi abordado, tem muitas doenças raras e outras e mais comuns”, conta.

Para o diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato, esse projeto traz, em cada edição, suplementos bem elaborados para o leitor estar bem informado sobre a saúde. “A cada ano desenvolvemos 2 rodadas, 1 em cada semestre, com temáticas muito latentes e elaboradas. Tanto para a versão física como digital, sempre buscando um conteúdo novo. Não só saber sintomas, como suas características, cuidados e buscar a prevenção de forma antecipada”, assegura.

O conteúdo será disponibilizado também em conteúdo digital. “Vamos levar para todas as plataformas do jornal, com um diferencial. Com o especial de 40 anos do jornal, lançamos o site. Essa edição estará disponível, não só na versão impressa e na edição eletrônica, como no site. É uma forma de nos oportunizar para todos os tipos de canais de comunicação, mas principalmente para o leitor que poderá escolher a melhor forma que ele quer consumir esse conteúdo. A marca Diário do Pará e a Série Dr. Responde são marcas consolidadas, mas o leitor é soberano quando ele escolhe como quer consumir o conteúdo gerado. Nossos parceiros são cruciais para a produção da série, eles abraçam o projeto, no caso são a Hapvida e o Laboratório Beneficente de Belém”, conclui.

“Vamos levar para todas as plataformas do jornal, com um diferencial. Com o especial de 40 anos do jornal, lançamos o site. Essa edição estará disponível, não só na versão impressa e na edição eletrônica, como no site. É uma forma de nos oportunizar para todos os tipos de canais de comunicação, mas principalmente para o leitor que poderá escolher a melhor forma que ele quer consumir esse conteúdo”. Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA

DR. RESPONDE

FASCÍCULOS

1 – O que são doenças autoimunes?

– Como elas se manifestam no organismo?

– Quais os tipos mais comuns?

– doenças autoimunes na infância.

– doenças sistêmicas e síndromes locais.

– Quadro com principais doenças

2 – Lúpus

– Doença celíaca

– Esclerose lateral amiotrófica

– Esclerose múltipla

– Artrite reumatoide

3 – Tireoidite de Hashimoto

– Diabetes tipo 1

– Síndrome de Sjogren

– Espondilite anquilosante

– Polimialgia reumática

4 – Alopecia areata

– Doença de Crohn

– Vitiligo

– Psoríase

– Síndrome de Guillain-Barré

– Urticária autoimune

5 – Doença de Graves

– Hepatite autoimune

– Anemias (perniciosa, aplástica e hemolítica)

– Encefalite de Bickerstaff

– Febre reumática

– Retocolite ulcerativa


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Na Onda

12:00 14:00

AO VIVO!

Na Onda

12:00 14:00