Falcão, Criolo e Strobo farão show em Belém
Written by on 8 de outubro de 2022
Criolo, Marcelo Falcão e diversas atrações locais, como Strobo, Orquestra Aerofônica, Guitarrada das Manas, Trio Manari e Dj Albery estão na escalação da segunda edição do Festival Ambienta – Música, Arte e Meio Ambiente, que ocorre no próximo dia 15, no Espaço Náutico Marine Club, em Belém. O evento também inclui uma série de atividades voltadas à questão ambiental, com oficinas que começam dois dias antes, com as comunidades ribeirinhas da Ilha do Combu.
O cantor Marcelo Falcão volta a Belém para apresentar ao público o projeto autoral lançado em agosto de 2021, “Em Busca da Luz”, que começou a rodar o país em abril do ano passado. Com a proposta de trazer a poesia para a tecnologia imersiva, o cantor questiona barreiras e busca justamente a inclusão social.
Será a primeira vez dele em voo solo por aqui, sem O Rappa, e a expectativa do artista já é grande. “O Pará é um estado lindo e com uma população superacolhedora. Estou com a expectativa lá em cima para encontrar toda galera e fazer um showdaqueles!”, avisa.
Falcão diz ainda que está sendo especial voltar ao palco após o período de distanciamento imposto pela covid-19, e que isso o inspirou na montagem da turnê. “Procuro usar minha música para levar positividade para a vida das pessoas. Gosto de estimular que cada pessoa invista em si mesma, acredite em seu potencial e corra atrás dos seus sonhos. Depois dessa pandemia, acho que esse tipo de mensagem é ainda mais necessária”.
Sucessos conhecidos do público não ficarão de fora, ele avisa. “Os hits clássicos que marcaram minha trajetória vão estar lá, além dos novos sucessos da carreira solo como ‘Em Busca da Luz’, ‘Céu Aberto’, entre outros”, antecipa.
Já Criolo desembarca na capital paraense com o show de seu último álbum, “Sobre Viver”, uma espécie de terceiro capítulo da trilogia aberta no já clássico “Nó na Orelha” (2011) e seguido por “Convoque Seu Buda” (2014). “Meu rap vai me levar aos confins do mundo pra dizer que só o amor pode te afastar do canhão de um 12, de um tiro, de uma arma, de uma desilusão”, afirma o artista.
Completam o elenco do festival artistas de destaque no cenário local e também já reconhecidos fora do Pará. É o caso da Guitarrada das Manas, duo formado pelas multi-instrumentistas Beá (sintetizadores e programações) e Renata Beckmann (guitarra), que mescla a sonoridade regional ao experimentalismo instrumental. Em seus sons, a guitarrada dialoga com ritmos como brega, cumbia, lambada, carimbo e pop.
Enquanto isso, a Orquestra Aerofônica soma as ideias de André Alcântara (percussão, produção e composição) e do DJ Pro Efx (bases e samplers, produção e composição), aliando à dupla uma banda de sopros formada por dois saxs tenores, um sax barítono, um trompete e um trombone. Desse “combo” surge uma fusão de música eletrônica e ritmos paraenses e brasileiros, com reggaetons, bregafunks, merengues, carimbós, cumbias e sempre muita energia no palco.
PROGRAME-SE
2º Festival Ambienta
– Ações de limpeza e reciclagem
Quando: 13 de outubro
Onde: Ilha do Combu
– Shows de Grupo Experimental de Música (GEM) e Trio Manari
Quando: 14 de outubro
Onde: Teatro Gasômetro (Parque da Residência – São Brás)
– Shows de Marcelo Falcão (RJ), Criolo (SP), Orquestra Aerofônica, Guitarrada das Manas e DJ Albery
Quando: 15 de outubro
Onde: Espaço Náutico Marine Club (Av. Bernardo Sayão, n° 5232 – Guamá)
Pontos de venda: Pátio Belém (Clube Melissa); Boulevard Shopping (Clube Melissa); Parque Shopping (Clube Melissa); Bosque Grão Pará (Jef); Metrópole (Ótica Diniz), além do site e aplicativo do Bilheteria Digital. Ingressos disponíveis para pista, lounge e camarote fechado para 14 pessoas.