21ª Parada do Orgulho LGBTI+ Belém será neste domingo (24)

Publicado em 21 de setembro de 2023

No próximo domingo, 24 de setembro, as ruas do centro da capital paraense serão tomadas por pessoas, de todas as cores, gêneros, idades e orientações sexuais, reivindicando respeito e inclusão na 21ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém, realizada por um coletivo de movimentos sociais ligados à causa e com apoio da Prefeitura de Belém.

A parada terá como ponto de partida o cruzamento entre a avenida Presidente Vargas com o Boulevard Castilhos França, com concentração a partir das 12h e saída às 15h, tendo como destino final a praça do Operário, em São Brás. 

Para todos

Com o tema “Diversidade, inclusão, acesso e respeito”, a  Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém este ano busca incluir e cobrar direitos para todos os  LGBTI+  da cidade, não importando sua origem, raça, classe social e limitações físicas e intelectuais.

“Quando a gente fala da população LGBTI+, a gente fala de uma população diversa. Então, o tema da parada deste ano é baseado nesse acesso total da nossa população. Espero que a gente consiga garantir que todos tenham acesso aos espaços e políticas”, explica um dos coordenadores do evento, Brunno Gomes. 

DJs, drag queens e artistas locais devem animar o ato por respeito à diversidade em Belém, em trios elétricos. A expectativa da organização é que este ano a Parada de Belém reúna 600 mil pessoas. Para isso, 30 agentes da Guarda Municipal, a pé e em motocicletas, e duas viaturas e duas motocicletas da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) devem prestar suporte na garantia da segurança das pessoas e do trânsito, na concentração, no trajeto e na dispersão da parada. 

Olhar sensível 

De acordo com a coordenadora da Diversidade Sexual de Belém, Jane Patrícia, a parada é uma importante ferramenta no combate à discriminação e à violência contra as pessoas LGBTI+ e serve também para reafirma e existência dessa população.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

LGBTs+: a assistência social na garantia de direitos

STF reconhece homotransfobia como crime de injúria racial

“A Prefeitura de Belém, sob o comando do prefeito Edmilson Rodrigues, tem esse olhar sensível sobre a causa LGBTI+, por isso sempre apoia a ideia de uma Belém inclusiva e diversa”, pontua Jane. 

A titular da pasta municipal da Diversidade destaca ainda grandes conquistas para a comunidade LGBTI+  somente durante a gestão de Edmilson Rodrigues, como a Criação do Conselho Municipal da População LGBTI+ de Belém e a Casa de Acolhimento de Pessoas LGBTI+, cujo projeto está em andamento).  

Homenagem

A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira, foi a escolhida pelos movimentos LGBTI + da cidade para ser a madrinha da parada de 2023. “O movimento LGBTI+ na cidade de Belém é legitimado não só pela população, mas, em especial, por uma gestão democrática, que hoje está à frente da cidade, e é com esse olhar que estou feliz com a indicação de madrinha da parada”, diz Inês.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00